terça-feira, 14 de agosto de 2007

Projeto Intersecção de Desenhos

A palestra foi realizada na Studio Clio, dia 10 de agosto.
O grupo é constituído por egressos do Instituto de Artes da UFRGS.
Foram relatadas as experiências do grupo e sua ocupação no espaço da fábrica do DC, em relação à inserção do desenho nesse local. O que foi difícil devido a mudanças ocorridas ao longo do tempo na distribuição do espaço, da luminosidade, das cores, etc.
O grupo ainda não tem um projeto permanente para a comunidade.
Houve um mostra dos trabalhos que serão apresentados no Essa POA é boa. Gabriel Netto falou do seu Ensaio (Estudo) para a amplitude, que tem como objetivo recuar a parede e ao mesmo tempo tempo fazer com que ela avance em relação à barca (do dilúvio- projeto de Gustavo Nakle e Os Arcanautas); Lilian Maus teve a idéia de estudar o espaço e fazer um diário (de sete dias), devido à necessidade de diálogo entre os trabalhos, assim, desenvolveu um nó de desenhos em um dos pilares do espaço; Guilherme trabalhou com enceradeira e grafite em pó a fim de recuperar as marcas (memórias) da antiga fábrica.
Também foi discutido o desenho em si e da sua maior abragência em relação à palavra, ou seja, as palavras não são suficientes. Teresa Poester disse que "desenhar se conjuga no gerúndio, ou seja, desenhando".
O blog do grupo é http://interseccoesdodesenho07.blogspot.com

Um comentário:

Unknown disse...

Projeto Arca do Arroio Dilúvio

A palestra do grupo do artista âncora Gustavo Nakle, Arcanautas, realizada na Livraria Cultura, no dia 16/08, apresentou o projeto ‘Arca do Arroio Dilúvio’. A obra coletiva, construída por diferentes artistas, sejam eles: ANA AITA, ANGELA PETTINI, BETH MELLO,BIRA FERNANDES, CAVALCANTI,IRENE SANTOS, ISABELLA LACERDA, JORGE KOENEN, MAIA MENA BARRETO, MANOLO DOYLE, NELSON JUNGBLUTH, XAPLIN, e os poetas: CARLOS URBIM, MARIO PIRATA E JOSÉ AUGUSTO MARQUES; apresenta um conceito formatado com base na união de vários objetivos individuais, constituindo um coletivo preocupado com a vida e o meio-ambiente.
O encontro foi bastante revelador, já que foi destaque a importância do movimento Essa POA é Boa como uma proposta diferenciada, na busca de resgatar uma identidade artístico-cultural para Porto Alegre. Além disso, os desafios que se apresentam, tanto para os Arcanautas, como para os demais, ilustram a coragem de todos em contruir esse modelo diferente, apesar de todas as dificuldades que se apresentam. A superação está ocorrendo por meio da união e colaboração dos artistas envolvidos. Parabéns ao grupo pelo trabalho!!!
O Blog do grupo é: http://arcadoarroiodiluvio.blogspot.com/