segunda-feira, 23 de julho de 2007

Palestra André Venzon e Grupo Navegantes

André Venzon e Grupo Navegantes
Palestra realizada no Studio Clio, dia 20 de julho.

“A cidade como território de navegações estéticas”

Antes de iniciar a palestra, foi anunciado que o Essa POA é boa está composto por 224 artistas.

Venzon falou que a idéia do movimento é integrar os artistas e afirmou que o shopping DC renovou o bairro, intervindo esteticamente.

Quanto ao nome do grupo, está relacionado com a identidade com Navegantes, pois segundo o artista e, estando de acordo com a proposta do movimento, o bairro é o que tem de melhor na cidade, vendo esse território como ponto de navegação estética.

Venzon disse que o grupo Navegantes demorou para ocupar seu espaço na antiga fábrica do DC, pois seu trabalho consistiu em caminhar pelo bairro a fim de descobrir as coisas que ali acontecem. Assim, declarou que sua área de interesse é o eixo, via Castelo Branco, da rodoviária até o DC Navegantes, como área de intervenção artística. A zona também interessa por ser um vazio urbano, caracterizando-se por ser uma zona mais industrial e comercial, com baixo índice de renovação urbana e de arborização. Outra característica da área é que o dique do porto também impede a visualização do rio e o acesso ao porto é restrito, por ser destinado a cargas pesadas.
Antigamente, o bairro era de casas de veraneio. E, devido ao porto, havia intercâmbio com o Vale dos Sinos de mão-de-obra e de produtos.

De posse disso, Venzon disse que os artistas buscaram descobrir que lugar é esse e a partir daí pensar em suas obras. Partiram das formas urbanas, como associar um cilindro com uma chaminé, pensando em como se relacionar com esse espaço.
Sua idéia é a da intervenção do corpo: “Tudo que acontece com a cidade passa pelo meu corpo”. Assim, os artistas do grupo tomaram coisas do bairro para desenvolverem suas obras. Venzon explicou vários dos projetos que o grupo está desenvolvendo, eles podem ser acessados pelo blog do grupo: http://navegantes2007.blogspot.com/

Por fim, houve mostra de um filme “Lugares complacentes”, com imagens do bairro.
No espaço para perguntas, foi falado sobre a importância dos movimentos artísticos para a revitalização de áreas urbanas, como ocorrido na Cidade Baixa e, sobre a questão dessa renovação ter interesses capitalistas.

A seguir, um croquis da maquete a ser exposta no espaço da antiga fábrica do DC.

Nenhum comentário: