sexta-feira, 27 de julho de 2007

Zorávia Bettiol e o Grupo R-ECOnstruindo a Vida

A palestra foi realizada na Livraria Cultura, dia 26 de julho. O tema do grupo está relacionado com ecologia e contará com a colaboração dos artistas e de associações. A escolha do tema deveu-se à influência do pai de Zorávia, que era professor de geografia, além de ser um assunto palpicante. A partir daí, começou-se a pensar nos desdobramentos do tema.


Zorávia afirmou que o eixo da instalação é o lixo; explicou que, em um primeiro momento, pensou-se no M'Boitatá, porém, este já estava sendo trabalhado por outro grupo. Após, surgiu a idéia do cavalo de tróia, porém, não houve consenso. Vingou a idéia da instalação Reciclarte, que terá o lixo com certa transformação artística, podendo ser alvo de objeto de design. Nesse sábado, já pretendem adiantar a instalação na antiga fábrica do DC.


O espaço no antiga fábrica será dividido em dois blocos:

- bloco A: grande móbile, em espaço oval, centralizado e suspenso por uma estrutura de aço;

- bloco B: mini auditório, onde se abrirá espaço para debates e palestras dos colaboradores. A capacidade será de 30 pessoas, com pneus como assentos, a fim de mostrar a importância da educação ambiental.


A idéia central é alegoria de transformação: chuva de lix limpo e prateado com jogos de luz para ressaltar as fronteiras do design e o reaproveitamento de objetos.


PROJETO SACOLA

Crítica à quantidade de lixo nas grandes cidades, mas tambem dispõe-se a propor algo para contribuir:

-substituir sacolas de plásticos dos supermercados por sacolas de papel e de pano estampadas e assinadas pelos participantes do grupo, criadas para o período da Bienal.

Já foi feito contato com as grandes redes de supermercado de Porto Alegre, contudo, a rede Zaffari por ser mais conservadora, negou a proposta; agora o grupo concentrará esforços no Nacional e WalMart. Há a possibilidade do projeto ser expandido para outras lojas.

Houve discussão sobre o projeto na busca de alternativas, como cobrar pela sacola, disponibilizar em apenas alguns caixas de supermercado, dar desconto para quem traz a sacola de casa.


VOTAÇÃO

Será colocada uma urna no espaço da antiga fábrica, com formato de tonel de lixo, recolhendo manifestações do púbico referentes às possibilidades de ação individual e coletiva para a preservação do meio ambiente. A idéia é de que o espextador se sinta chamado a agir sobre o que ele pode fazer para ajudar. Em novembro ocorrerá a tabulação dos dados, a fim de se descobrir se as pessoas se comprometem com medidas para colaborar com o mundo.


OFICINAS CRISTAL FLORIDO

O objetivo é a inclusão social através da arte e da educação, a fim de estimular o potencial criativo de crianças e adultos.

*Oficinas de geração de renda

-técnica têxtil: oficina profissionalizante, que trabalhará com materiais recicláveis (reaproveitamento de fibras)

-móveis em madeira: parceria com banco social da FIERGS, destinada a adolescentes para ensiná-los a restaurar e fazer móveis em madeira

*Oficinas de arte e educação

-xilogravura

-massinha de modelar: ensinar a técnica stop-motion dentro do tema ecologia. Cada mês será uma história, desenvolvendo-se um desenho animado.


FRONTEIRAS DO DESIGN

Grupo de design formado por arquitetos que assessora empresas e desenvolvem atividades de cunho social, criando produtos com resíduos industriais, promovendo programas de geração de renda com a colaboração de bancos sociais (têxtil, mobiliário, alimentos).


Por fim, alguns dos colaboradores do grupo se apresentaram e falaram a respeito dos projetos que estão desenvolvendo em conjunto com Zorávia:

-Fundação Gaia: teatro para crianças

-Núcleo Amigos da terra: debate sobre alternativas ecológicas

-Cia. Teatro Novo: apresentação da peça "O menino da cabeça de cebola"

- Greenpeace: teatro sobre a Amazônia

-Nhanderú Jepoverá - grupo de cantos e danças tradicionais Guarani.


Com tudo isso, o objetivo principal do grupo é mobilizar as pessoas à conscientização.




Por fim, Maria Tomaseli informou que não haverá monitores na exposição na antiga fábrica do DC por falta de verba. Assim, pediu para que as pessoas se sensibilizassem pela bolsa de arte ou pelas rifas de quadros, que os artistas tem feito a fim de conseguiram financiar suas obras e o próprio evento.

Nenhum comentário: